
Audiometria Comportamental
Para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança, o papel da audição é fundamental. Estudos comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os 6 meses de idade garantem um desenvolvimento comparável com crianças normais de mesma faixa etária que não tiveram nenhuma alteração auditiva. Daí a importância da detecção e intervenção ainda nos primeiros meses de vida!
Esse tipo de audiometria, como o próprio nome já diz, avalia o comportamento da criança frente ao estímulo auditivo. É usado para crianças de 0 a 2 anos de idade ou crianças com outros comprometimentos associados.
Esse exame permite o rastreamento de crianças com surdez acentuada, severa e profunda. Utiliza-se instrumentos musicais e sons da fala. As respostas aos estímulos sonoros variam de acordo com a idade e com a intensidade mínima de estímulo; a avaliação deve constar de estímulos de diversas intensidades (entre 25 e 90 dB).
A duração do exame varia de 40 a 60 minutos. Caso seja necessário, serão indicados exames complementares objetivos como Emissão Otoacústica Evocada e Potencial Auditivo de Tronco Encefálico (BERA) para confirmação diagnóstica.
Audiometria Infantil Condicionada
Para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança, o papel da audição é fundamental. Estudos comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os 6 meses de idade garantem um desenvolvimento comparável com crianças normais de mesma faixa etária que não tiveram nenhuma alteração auditiva. Daí a importância da detecção e intervenção ainda nos primeiros meses de vida.
Esse tipo de Audiometria é indicado para crianças menores, nos permite avaliar e determinar o grau de audição da criança (verificar a menor intensidade que a criança escuta). É realizada em crianças de 3 a 5 anos de forma lúdica. É realizado dentro da cabina acústica e com brinquedos de encaixe.
Esse tipo de exame também é utilizado para pessoas que utilizam prótese auditiva, com o objetivo de medir se aumentou a capacidade auditiva e verificar sua adaptação.
A duração do exame é de 40 a 60 minutos. Caso seja necessário, serão indicados exames complementares objetivos como Emissão Otoacústica Evocada e Potencial Auditivo de Tronco Encefálico (BERA) para confirmação diagnóstica.
Além da Audiometria Tonal, são realizados também a audiometria Vocal com Discriminação, Audiometria Vocal com Inteligibilidade e a Imitanciometria.
Audiometria Tonal Limiar
Para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança, o papel da audição é fundamental. Estudos comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os 6 meses de idade garantem um desenvolvimento comparável com crianças normais de mesma faixa etária que não tiveram nenhuma alteração auditiva. Daí a importância da detecção e intervenção ainda nos primeiros meses de vida.
No caso de crianças em idade escolar, o exame de audiometria tonal limiar deveria ser realizado anualmente. Crianças com adenóides ou amigdalites são propícias a apresentarem otites, logo podem apresentar perda auditiva, o que as prejudicam no desempenho escolar, podendo apresentar troca de fonemas, respiração bucal, atraso de fala, entre outros.
A audiometria é indicada também em casos de crianças que falam alto, apresentam rouquidão crônica, escutam a televisão em volume aumentado e são desatentas.
Crianças com histórico de meningite, rubéola materna, sífilis congênita, citomegalovírus, caxumba, sarampo ou traumatismos de face também são candidatas a realizar audiometria o quanto antes melhor.
O problema da otite pode ser tratado de forma medicamentosa ou cirúrgica. Esse tratamento e outros deverão ser acompanhados por um médico otorrinolaringologista. O Fonoaudiólogo é responsável somente pela detecção desse tipo de transtorno através do exame da audiometria.
Em nosso Centro de Fonoaudiologia, esse tipo de audiometria é realizada em cabina acústica com crianças a partir dos 5 anos de idade. Com crianças menores de 5 anos, são realizados: audiometria comportamental ou audiometria condicionada. Além da Audiometria Tonal, são realizados também a audiometria Vocal com discriminação, Audiometria Vocal com Inteligibilidade e a Imitanciometria.
O tempo de duração do exame é em torno de 40 a 60 minutos.